Web 2.0 - Vídeo

Embora eu não goste do rótulo Web 2.0, gosto deste vídeo porque ilustra bem algumas possibilidades que o hipertexto oferece, veja o vídeo:

Web 2.0 - Legendado

 Os pontos principais que devem ser observados são:

. Informação é mais facilmente editável e manipulável, compare a diferença entre alterar algo impresso e algo digital. No digital é mais fácil copiar e estabelecer ligações (links).
. A estrutura e conteúdo de uma página podem ser separadas. O HTML é responsável pela estrutura e o conteúdo pode ser armazenado em XML (eXtensible Mark up Language). Desta forma, o conteúdo pode ser incorporado em outras estruturas (sites, sistemas, aplicativos).
. Um problema do conteúdo digital no virtual é a história, pois é muito fácil apagar informações ou editá-las. O site Archive.org nasceu com essa função de ser a memória da web. Acesse o site e veja como era o site do Uol em 1996, tenho certeza que ficará surpreso. :)
. Não é apenas a informação textual que é influenciado pelo hipertexto, mas todo o tipo de mídia: imagens, áudios, vídeos, arquivos, dentre outros. Veja o exemplo do YouTube.
. Mais do que conectar coisas, o hipertexto conecta pessoas. São as pessoas que ensinam as máquinas.
. E a consequência disso tudo será repensar várias coisas: os direitos autorais, as relações interpessoais, o indivíduo.


Comentário extra:
O que vemos hoje não é todo o potencial e a promessa do hipertexto. Em experimentações de pesquisadores como Ted Nelson, visualiza uma experiência 3D, exemplificado por seu experimento Xanadu.